FCTFABLAB

PRUSA SL1 e Prusa CW1

29-03-2021

PRUSA SL1 e Prusa CW1
O FCT FabLab está equipado com a PRUSA SL1 e a Estação de Lavagem e Cura PRUSA CW1, diversificando as técnicas e materiais disponíveis para impressão 3D. Esta técnica permite imprimir peças com elevado nível de detalhe.

A Prusa SL1 utiliza um LCD de 5,5 polegadas com resolução de 2560 × 1440p, com uma dimensão de 0,047 mm por pixel – resolução dos eixos XY. A luz UV cura uma camada de cada vez, demorando pelo menos 6 segundos. A plataforma de impressão eleva-se a cada camada para criar a camada seguinte. Esta configuração permite uma área de impressão de 120 × 68 × 150 mm.

A Prusa SL1, utiliza a tecnologia MSLA (Masked StereoLithogrAphy), o ecrã filtra a luz que incide sobre a resina e polimerizando-a. O recipiente contendo a resina está por cima do ecrã, separado por uma película transparente de FEP (Fluorinated Ethylene Propylene).

A PRUSA CW1 é um acessório complementar da Prusa SL1 que permite efetuar a lavagem em álcool isopropílico e posteriormente curar a superfície com luz ultravioleta. Esta estação permite efetuar ambas as tarefas de forma automática.

Custos de Impressão aqui.