Faculdade

FCTFABLAB

Equipamentos

Impressão 3D

A Impressão 3D também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Para executar uma impressão, o dispositivo lê o projeto a partir de um arquivo *.STL e estabelece camadas sucessivas de líquido, pó, papel ou folha de material para construir o modelo através de uma série de seções transversais. Estas camadas, que correspondem às seções transversais virtuais a partir do modelo de CAD, são unidos automaticamente ou fundidos para criar a forma final. A principal vantagem desta técnica é a sua capacidade para criar praticamente qualquer forma ou característica geométrica.

> Ultimaker 2

Área de impressão: 205mm x 205mm x 205mm
Resolução nos eixos x e y: 12,5 microns
Resolução no eixo z: 50 microns
Velocidade de impressão: 30mm/s a 100mm/s
Diâmetro do filamento recomendado: 2,85mm
Diâmetro do nozzle: 0,4mm
Temperatura de operação da extrusora: 180ºC a 260ºC
Temperatura de operação da placa aquecida: 50ºC a 100ºC

 

Fresadora de pequenas dimensões

Fresadora é uma máquina de movimento continuo da ferramenta, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. A operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada simultaneamente. A usinagem compreende o processo de desbaste mecânico que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não.

> Shapeoko 2

Área de corte: 298mm x 301mm x 54mm
Resolução nos eixos x e y: 25 microns
Resolução no eixo z: 3,125 microns

 

Corte a Laser

O corte a laser é um método preciso para cortar um design de um determinado material usando um arquivo CAD para orientá-lo. Existem três tipos principais de lasers usados na indústria: lasers de CO2 Nd e Nd-YAG. Usamos máquinas de CO 2. Isso envolve disparar um laser que corta por derreter, queimando ou vaporizando seu material. Você pode conseguir um nível muito bom de detalhes de corte com uma grande variedade de materiais. Tenha em mente que os lodos de CO 2 não podem cortar metais e materiais duros, eles podem, no entanto, gravá-los.

> Epilog Mini 24 – 40w

Tubo CO2
Área de corte: 605mm x 305mm
Resolução: 75 a 600 dpi

 

Eletrónica

Um gerador de funções é um aparelho eletrónico utilizado para gerar sinais elétricos em forma de ondas, frequências (de alguns Hz a dezenas de MHz) e amplitude (tensão). São muito utilizados em laboratórios de eletrónica como fonte de sinal para teste de diversos aparelhos e equipamentos eletrónicos. O osciloscópio é um instrumento de medida de sinais elétricos/eletrónicos que apresenta gráficos bi-dimensionais de um ou mais sinais elétricos (de acordo com a quantidade de canais de entrada). O eixo vertical (y) do ecrã (monitor) representa a intensidade do sinal (tensão) e o eixo horizontal (x) representa o tempo, tornando o instrumento útil para mostrar sinais periódicos.

> Geradores de funções

> Osciloscópio digital

> Fontes de alimentação 1 canal

> Fonte de alimentação de 4 canais

 

Hotte química

Uma capela de laboratório, capela laboratorial, capela de exaustão ou hotte é um equipamento de proteção coletiva (EPC) em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde. Por isso a sua importância no laboratório e a obrigatoriedade de toda a manipulação que possa ocasionar uma reação perigosa ser feita dentro de uma capela.

 

Corte de vinil (LDI | Biblioteca)

É um equipamento que funciona de forma similar à CNC mas em vez de ter uma fresa tem uma pequena lâmina.

> Versacut 61cm

Largura máxima de corte: 61cm
Velocidade de corte: 10mm/s a 800mm/s
Pressão de corte: 10g a 500g
Resolução: 2,5 microns

 

Navigation