Faculdade

FCTFABLAB

Património Cultural | Projeto IMAGO 2018

Agnès Le Gac (DCR FCT NOVA), Filipe Silvestre (FCT FABLAB), Frederico Henriques (CITAR UCP Porto) e Afonso Arinto (modelismo)

15-11-2018

Património Cultural | Projeto IMAGO 2018

O Projecto IMAGO, coordenado pela Prof.ª Agnès Le Gac do DCR (Departamento de Conservação e Restauro da FCT NOVA), levado a cabo com Filipe Silvestre do FCT FABLAB (Laboratório de Fabricação Digital da FCT NOVA), Frederico Henriques, investigador do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Escola das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, no Porto) e Afonso Arinto, experiente em Modelismo, insere-se no Projecto de 1º Ciclo «RECORDAR», implementado em 2018 no Departamento de Conservação e Restauro da FCT-UNL, em torno do modelo em gesso pintado do Soldado Português (acervo do Museu Militar de Lisboa - Inv. MML 00604).

Do Projecto «IMAGO», resultou o fabrico de uma estatueta de pleno vulto, de 40 centímetros de altura. Reproduz o mais fielmente possível a maquete em barro, hoje desaparecida, que o escultor Maximiano Alves (1888-1954) tinha feita, em 1932, para imortalizar a figura do combatente – o Soldado Português –, enviado nas trincheiras de Flandres entre 1917 e 1918.

A estatueta do Soldado Português, produzida em PLA com a impressora 3D Ultimaker do FCT FABLAB, ostenta a cor do barro suposto ter sido usado na produção da maquete original.

A peça encontra-se exposta no Museu Militar de Lisboa / Sala da Grande Guerra, na mostra cultural «Recordar o Soldado Português» que está patente ao público em geral, de 8 de Novembro de 2018 a 27 de Janeiro de 2019.

Saber mais em:

https://www.dcr.fct.unl.pt/eventos/2018/11/convite-exposicao-recordar-o-soldado-portugues-8-nov-27-jan-museu-militar-de-lisboa