Faculdade

FCTFABLAB

IMAGO 2018

14-11-2018

IMAGO 2018

 

O projecto IMAGO lida com uma perda: a da maqueta, outrora em barro, da figura icónica do Combatente da Grande Guerra, idealizada pelo escultor Maximiano Alves (1888-1954) em 1932, hoje desaparecida.

Reproduzimos aquele bem patrimonial por modelação e impressão 3D, com base em fontes históricas e escultóricas fidedignas.
Propomos examinar as vantagens e os limites desta restituição, dentro dos processos aqui associados de fabricação digital, construção da memória e musealização.

Seminário | 20 de Novembro | 14:30 | auditório da Biblioteca FCT-NOVA
Este Seminário, que se integra nas Comemorações do Centenário da Primeira Guerra Mundial e nas actividades do Ano Europeu do Património Cultural 2018, com a missão de divulgar o conhecimento e o património junto dos mais variados públicos, pretende partilhar estas reflexões com o público em geral através de um programa de 4 palestras.

Exposição | 08 novembro 2018 a 27 janeiro 2019 | Museu Militar de Lisboa / Sala da Grande Guerra
A estatueta do Soldado Português, produzida em PLA com a impressora 3D Ultimaker do FCT FABLAB, no âmbito dos Projectos «RECORDAR» e «IMAGO», ostenta a cor do barro suposto ter sido usado na produção da maquete original.
A peça estará em exposição no Museu Militar de Lisboa / Sala da Grande Guerra, enquanto a mostra «Recordar o Soldado Português» estará patente ao público em geral, até 27 de Janeiro de 2019.

Saiba mais em: https://eventos.fct.unl.pt/imago-soldado-portugues