Faculdade

FCTFABLAB

X Encontro Nacional De FabLabs

17-10-2017

X Encontro Nacional De FabLabs

O FCT FabLab acolheu o X Encontro Nacional de FabLabs (Tema: entre Rede FabLabs e Ensino Superior e Pesquisa Científica e Tecnológica) no Auditório da Biblioteca FCT NOVA.

A Secretária de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, o Atuando Vice-Chefe da Missão da Embaixada Americana e o Presidente da Associação de Fablabs de Portugal estiveram presentes na sessão de abertura, bem como os coordenadores do FCT FabLab, Fernando Santana e José Moura. Ferdinand Meyer (Barcelona FabLab) foi convidado a dar uma palestra ACP Keynote sobre "Open Source in the Academic World", coincidindo de forma positiva com a semana Open Access.

Da parte da tarde, ocorreram dois seminários apresentados por José Damião [Mandan Parque] "Modelos de Negócios nos FabLabs" e José Viana [Secretário da Associação de Fablabs] "Estratégias para FabLabs em Portugal". Depois, dois tópicos foram discutidos com a participação plenária dos FabLabs nacionais presentes: “transferência de conhecimento e tecnologia” e “empreendedorismo e empregabilidade”. Estas sessões foram coordenadas por Mónica Pedro e António Câmara.

O encerramento final foi feito para as contribuições do dia. Foi um dia impressionante, com a discussão dos temas mais relevantes. Uma mensagem com sucesso foi aprovada sobre a importância dos FabLabs ... um passo adiante foi realizado para fortalecer a rede. Novas atividades conjuntas são antecipadas.