FCTFABLAB

Fab Academy 2017 | Curso de Especialização em Fabricação Digital

26-11-2016

Fab Academy 2017 | Curso de Especialização em Fabricação Digital

Em janeiro de 2017, irá dar início a 9ª edição do programa educativo Fab Academy. Esta será lançada simultaneamente em mais de 90 laboratórios distribuídos por todo o planeta para explorar as aplicações e implicações da fabricação digital.

Se pudesses fazer qualquer coisa, o que farias?

Essa será a primeira pergunta que cerca de 300 estudantes irão enfrentar já em Janeiro. Será o início de vinte semanas de tirar o fôlego numa corrida para aprender a projectar e fabricar essa mesma coisa.

O Fab Academy é composto por diversos módulos lecionados por Neil Gershenfeld a partir do MIT. Cada semana irá incidir sobre um tema diferente: CAD, gestão de projetos, eletrónica, programação, compósitos, impressão 3D, corte a laser, design de interface... Em poucas palavras, tudo o que precisas de saber para criar a tua própria Startup na área da tecnologia, para configurar um fab lab, para te tornares num instrutor Fab Academy ou todos eles. Isto é, assumindo que consegues concluir e documentar as tarefas semanais assim como o projeto final do curso. Não é uma tarefa fácil, mas terás sempre o apoio e orientação do teu instrutor local e colegas de curso. Isto porque é também um sistema de educação distribuído onde não é só o professor e o instrutor, mas também são os estudantes, de todas as áreas, de todo o mundo, a compartilhar conhecimentos e a ajudarem-se mutuamente reforçando o conceito de economia colaborativa.

O curso tem um custo de 5000,00 USD/EUR, que é distribuído uniformemente para cobrir as despesas centrais de executar o programa e apoiar os laboratórios participantes.

A aliar a tudo isto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, é mais uma vez uma instituição pioneira e é a primeira na Europa a oferecer dupla certificação, para além do Diploma do Fab Academy terá também um Certificado do Curso de Especialização em Fabricação Digital da FCT Nova (correspondendo a 16 ECTS).

As inscrições serão aceites até dia 31 de Dezembro de 2016.

Existe a possibilidade de obter bolsas, se pretende obter uma por favor preencha o seguinte formulário.

Efectue aqui a sua inscrição no Fab Academy 2017.